Women's International Match Racing Association
News Detail

Vitoria Brasil Women’s Cup - Day One
(From the Brasil Sailing Cup web site: www.brasilsailingcup.com)

Caroline Béjar termina invicta primeiro dia de disputa e lidera Vitória Brasil Women`s Cup

- Niteroiense consegue seis vitórias e destaca a importância da capixaba Odile Ginaid no resultado: ‘O conhecimento que ela tem de Vitória está fazendo a diferença’

- Francesa Mathilde Geron está em segundo, com quatro vitórias, seguida da brasiliense Rossana Ramos, com três

- Regatas prosseguem nesta sexta-feira, dia 18, com início previsto para as 10h, na raia montada na Curva da Jurema, na capital capixaba

O primeiro dia de disputa da Vitória Brasil Women`s Cup, nesta quinta-feira, dia 17, na raia montada na Curva da Jurema, na capital capixaba, não poderia ter sido melhor para a niteroiense Caroline Béjar. Sua equipe, da qual faz parte a capixaba Odile Ginaid, conquistou seis vitórias nas seis regatas corridas e lidera a competição. A segunda colocação está com a francesa Mathilde Geron, com quatro vitórias, seguida da brasiliense Rossana Ramos, com três. Catarina Carvalho (POR) e Sandy Hayes (EUA) vêm logo a seguir com duas vitórias e por último está Maria Ramires (POR), com um triunfo.

As regatas prosseguem nesta sexta-feira, dia 18, com início previsto para 10h. A final da competição, que distribui uma premiação de US$ 50 mil (R$ 93 mil), está marcada para domingo, dia 20.

A Vitória Brasil Women`s Cup, único evento Grau 1 da Federação Internacional de Vela (Isaf) na América Latina, é uma prévia da Vitória Brasil Sailing Cup, etapa brasileira que abrirá a temporada 2008 do World Match Racing Tour, entre os dias 22 e 26 de abril. Estarão em ação 12 tripulações que contam com os principais nomes do match race mundial. Os dois eventos têm a organização da Boatszone, da Sun Sailing Team, do Centro Náutico Capixaba e do World Match Racing Tour.

Nesta quinta-feira, dia 18, foram corridas as 18 regatas previstas para o primeiro dia de competição. Com rajadas de vento de até 15 nós (aproximadamente 30 km/h), as velejadoras encontraram as condições ideais para velejar. Caroline Béjar saiu da água exultante. “As meninas estão de parabéns. Fizemos ótimas regatas e não erramos nada. A (prova) mais complicada foi contra a francesa (Mathilde Geron), como já esperávamos. Saímos melhor no contravento, elas chegaram a encostar, mas nossa vitória já estava consolidada. Esse resultado nos deu muita confiança. E vale destacar o trabalho da Larissa (Juk) e da Kyra (Penido), que estão com muita atitude na proa, algo que eu cobrava sempre”, analisou a líder da competição.

A timoneira aproveitou para destacar o papel desempenhado pela capixaba Odile Ginaid, um trunfo da equipe. “O conhecimento que ela tem de Vitória está fazendo a diferença”, afirmou Caroline.

Odile explicou a sua nova função no barco. “Agora estou ao lado da Carol ajudando na parte tática. Não imaginava que venceríamos as seis provas de hoje, mas torcia para que isso acontecesse. O que mostra que o treinamento que fizemos no Estadual do Rio de Janeiro (no último fim de semana) teve grande valor. Fez toda a diferença com relação à edição do ano passado”, completou a capixaba, que conta com a irmã Adhara, de 18 anos como adversária, no barco da portuguesa Maria Ramires. “Não esperava competir aqui em Vitória, já que moro em Niterói (RJ). Minha irmã me avisou que havia uma possibilidade de competir e eu vim pra cá. Está sendo ótimo participar de uma competição tão importante”, disse Adhara.

RESULTADOS E CLASSIFICAÇÃO DESTA QUINTA-FEIRA, DIA 17:

CLASSIFICAÇÃO:

1 – Caroline Béjar (BRA) – 6 vitórias
2 – Mathilde Geron (FRA) – 4 vitórias / 2 derrotas
3 – Rossana Ramos (BRA) – 3 vitórias / 3 derrotas
4 – Catarina Carvalho (POR) – 2 vitórias / 4 derrotas
5 – Sandy Hayes (EUA) – 2 vitórias / 4 derrotas
6 – Maria Ramires (POR) – 1 vitória / 5 derrotas
Posted on Apr 17, 2008 by WIMRA Webmaster

Return to News Item List